segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Monitoramento


Monitoramento

O trabalho voluntário é muito comum  entre os  jovens. Eles estão cada vez mais antenados às necessidades do mundo e acabam por doarem seu precioso tempo em causa alheia. É bastante assídua sua participação em ONGs não governamentais, principalmente na questão ambiental; pois reconhecem a importância de ajudar o planeta.
Certamente esta manifestação acontece em sala de aula quando o professor possibilita ao aluno a oportunidade de monitorar seus colegas ensinando o que aprenderam com um linguajar claro e menos técnico.
Assim, ao trabalhar com as TICs não poderia agir diferente. Como não domino todas as tecnologias disponíveis solicitei às alunas Alexsandra e Letícia que me ajudassem a aplicar alguns conhecimentos para os demais. Convite aceito; era o momento de primeiro aprendermos a trabalhar com as ferramentas do programa “LINUX”. Fomos para a sala de informática e tomamos conhecimento do editor de texto. Primeiro houve um pouco de preconceito, mas posteriormente encontramos o que necessitamos para o trabalho e acabamos gostando do programa.
Como a turma do 9º ano é muito grande ( 36 alunos) e poucos computadores funcionando, achamos melhor dividir os grupos. Aqueles que têm computador em casa e sabem digitar fariam o trabalho em casa, já os que precisassem de mais atenção trabalharíamos com eles no horário de aula e no contra turno.
As voluntárias estão sempre solícitas ao chamado dos colegas e com muita facilidade para sanar as dúvidas.
Obrigada, meninas!


Aula de Leitura

1º Passo

Com o assunto: meio ambiente, índio, mata, tesouro; o livro “O Tesouro do Rei” vem despertando o interesse da turma do 9º ano para a leitura e posteriormente a escrita.

Como são poucos livros, a turma foi dividida em 11 grupos para os trabalhos. A professora divide o capítulo em: narrador ( professora), e na sequência um parágrafo para os meninos e o outro para as meninas.


Aula de Produção de texto

2º Passo

Após a leitura do capítulo em estudo, os alunos – permanecem em grupo – e vão estudar um pouco sobre o gênero proposto para a aula. Depois da intervenção da professora, é hora de começar a produzir os textos de acordo com a proposta solicitada.




Aula de Digitação

3º Passo

Depois dos textos produzidos, os alunos encaminham para a sala de informática, junto com as monitoras, e digitam seus textos. Agora é o momento de corrigir, enfeitar e melhorar cada página, para que possa ficar no formato desejado.

Aula sobre o Ebook

4º Passo

A escola está sem internet. Muitos textos precisam de ilustrações e alguns acessórios que só com o auxílio da net conseguimos. Optamos por dar uma pausa nos trabalhos com a turma toda e focar em dois grupos somente – os grupos das monitoras. Decidimos que depois dos trabalhos prontos, vamos levar à turma como forma de entusiasmo e incentivo  a aprender coisas diferentes e funcionais. Este trabalho está sendo realizado na Lan House.







Nenhum comentário:

Postar um comentário