Planejamento


PLANO DO PROJETO
1          - IDENTIFICAÇÃO
1.1     – SER – 3ª Barbacena
1.2     – Nome da Escola – E. E. “Zequinha de Paula”  e  E. E. “São Miguel Arcanjo”
13     – Código da Escola -  016098  e  31319023
1.4     – Nome do Projeto: Olimpíada de Língua Portuguesa e as TICs
1.5     – Nome das Coordenadoras do Projeto – Juraci Guilarducci Chagas       
                                                                             Maria de Fátima de Oliveira Guimarães
1.6     – Masp das Coordenadoras : 528.116 -7  e  531.988-4
1.7     – Turmas em foco: 9º ano - única
1.8     _ Turno: 1º
1.9     – Número de alunos:35 e  21
1.10 – Alunos repetentes: 04
1.11 – Alunos novatos: 31

2          - DIAGNÓSTICO DAS TURMAS
As turmas são heterogêneas  e um dos maiores problemas é a falta de leitura e dificuldade de interpretação. Apesar de não possuírem o hábito da leitura ainda assim fica claro que quando a atividade é leitura de romances eles a realizam com prazer. A maioria não tem o costume de realizar as tarefas extra-aula. Mesmo sendo numerosos os estudantes são disciplinados e frequentes. Adoram aulas diversificadas.

3          - JUSTIFICATIVA
Na realidade, toda palavra comporta duas faces.
Ela é determinada tanto pelo fato de que procede de alguém
como pelo fato de que se dirige para alguém. (...)
A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros.
Se ela se apoia sobre mim numa extremidade, na outra apoia-se sobre o meu interlocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor.Bathin ( 1995:113)


Em pesquisas recentes constatou-se que a leitura e a escrita se constitui um grande problema da atualidade. Saber ler e escrever é uma capacidade indispensável para que o indivíduo se integre à sociedade a qual faz parte. Dessa forma, ao verificar a falta do gosto pela leitura e a falta de competência  pela mesma, resolvemos realizar esse projeto para aprofundarmos o assunto da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Neste contexto, o blog, considerado como recurso educativo integrado ao processo de aprendizagem, deverá ser um espaço estimulador que favoreça  o contato do aluno com diversos gêneros textuais, a fim de aguçar a curiosidade a respeito da leitura e da escrita. O domínio da leitura não só leva a ler bem como também significa a aquisição de um instrumento ligado à vida cultural do leitor.
Portanto, será desenvolvido este projeto para que os alunos tenham o primeiro contado com o gênero a ser trabalhado na Olimpíada.

4          - TEMÁTICA
“Nada essencial pode ser ensinado.
Mas tudo tem que ser aprendido” .
Millôr Fernandes

            Olimpíada de Língua Portuguesa e as TICs.

5   - PROBLEMÁTICA

“Quem planta muitas árvores acaba criando raízes”.
Millôr Fernandes

Observa-se que nas turmas do Ensino Fundamental têm  um número muito grande de alunos que apresentam defasagem em leitura e escrita.
Diante deste problema é importante que se desenvolva um trabalho na formação de bons leitores despertando o gosto pela leitura e consequentemente pela escrita.

6  - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Caminhante, não há caminho,
Se faz caminho ao andar”.
Antonio Machado

            Alguns livros serviram de inspiração para a realização deste projeto:
CHARTIER, Roger.  A aventura do livro – Do leitor ao navegador.
MANGUEL, Alberto Uma história da leitura.
KLEIMAN, Angela. Texto & leitor – Aspectos cognitivos da leitura.
Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.
Pesquisas no GOOGLE.
Blog: WWW.educajura.blogspot.com.

7  - OBJETIVO GERAL

O esforço para criar o sentido do texto tem sido várias vezes
 descrito com um esforço inconsciente na busca de coerência do texto.
(...) Ora, um dos caminhos que nos ajudam nessa busca é o engajamento,
a ativação do nosso conhecimento prévio relevante ao assunto do texto.
Um outro caminho é o estabelecimento de objetivos
e propósitos claros para a leitura.
Angela Kleiman

            Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos literários a partir das tecnologias existentes na escola.


8  – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
           
Um bom resumo iniciativo seria um resumo parcial,
que manifesta a compreensão do texto-fonte, sintaticamente correto,
sem ruptura da cadeia anafórica e com um título. Mas que, sobretudo,
um resumo desse tipo deve conter elementos iniciativos.
Koehier et al 1999:137

Ao final do projeto, os alunos serão capazes de:
conhecer a função de um blog;
navegar pelas páginas do blog, voltando sempre que convier;
seguir alguns passos pré-estabelecidos;
compreender e produzir o gênero pesquisado;
saber identificar o gênero lido;
criar um e-mail;
produzir texto, escrevê-lo no produtor de textos, salvá-lo e enviar por e-mail.

9 – METODOLOGIA

“ Para fazer uma frase de dez palavras s
ão necessárias umas cem”.
Millôr Fernandes

1.1)            levar os alunos na sala de informática, orientando-os para ligar o computa-dor e entrar no endereço indicado;
1.2)            deixar com que naveguem livremente no blog – de vez em quando fazendo intervenções e orientações;
1.3)            orientá-los a clicar no link: “leitura prazerosa” e ler o gênero textual apropri-ado para o ano em curso;
1.4)            incentivar a ler o maior número de crônicas discutir com a turma;
1.5)            retornar para a sala e propor uma produção de texto em grupo, levando sem-pre em consideração o gênero trabalhado;
1.6)            retornar para a sala e criar um e-mail;
1.7)            transcrever o texto para o produtor de texto, salvando-o e enviando por e-mail;
1.8)            avaliar as atividades realizadas.
10 – CRONOGRAMA

Em termos muito gerais, as aulas de português seriam aulas de:
falar, ouvir, ler e escrever textos em língua portuguesa,
dentro de uma distribuição e complexidade gradativas,
atentando o professor para o desenvolvimento já conseguido
pelos alunos no domínio de cada habilidade.
Irandé Antunes

1.1     – verificar quantos computadores estão disponíveis na escola ;
1.2     – convidar um professor de apoio para a atividade, bem como a supervisora;
1.3     – levar os alunos para o primeiro contato com o blog;
1.4     – conduzi-los à leitura dos textos propostos;
1.5     – produzir o texto conforme o gênero estudado;
1.6     – enviar os texto pó e-mail para apreciação das professoras;
1.7     – avaliação do projeto.

11– EQUIPE DE APOIO

O homem vive a dimensão horizontal. Ou relacionamento horizontal.
Este relacionamento coloca-o em comunicação com todos os que o rodeiam:
irmãos, irmãs, amigos, colegas, seus iguais.
Aqui encontra o grande valor da fraternidade, da colaboração, da união,
do perdão, da paz, da divisão dos bens, da partilha,
da amizade sincera e frutuosa.
Bernardo Cansi

     
Professoras de Português – responsáveis por todo o desenvolvimento do projeto.
Supervisora do Ensino Fundamental – responsável pela supervisão geral do projeto.
Vice- diretor – responsável pela orientação na sala de informática, fotos e apoio e orientação com a turma.

12 – AVALIAÇÃO

Se é função da escola criar condições para que o aluno aprenda
determinados conteúdos e, sobretudo, desenvolver determinadas habilidades,
ela precisa, o tempo todo e de diversas formas, avaliar se
está atingindo seus objetivos.
CBC
Serão utilizados alguns instrumentos avaliativos, verificando se o aluno:
Mostra-se receptivo a textos que rompem com seu universo de expectativas.
Dispõe-se a trocar impressões com outros leitores acerca dos textos lidos
Valoriza a leitura em suas diferentes dimensões: informação, conhecimento, fruição.
Posiciona-se ideologicamente frente aos textos que lê.
Escreve com prazer e desenvoltura.
Consegue lidar com as tecnologias atuais.

Escola Estadual “Zequinha de Paula e Gabriela Ribeiro Andrada
Professora Juraci Guilarducci Chagas e Maria de Fátima de Oliveira Guimarães
9º ano / 6º ano
Data: 10/08/2012
Aplicação: 17/08/2012

Aula de Português

Conteúdo: Reflexão sobre a Língua Portuguesa
        
Eixos a serem trabalhados: Compreensão e produção de textos

Habilidades:
ü Ler textos de diferentes gêneros, considerando o pacto de recepção destes textos;
ü Reconhecer o objetivo comunicativo ( finalidade ou função sócio comunicativa) de um texto ou gênero textual.

Objetivos:
Ø Usar da maneira mais pessoal possível ( a carta) para comunicar com os alunos;
Ø Descobrir seus anseios em relação à Língua Portuguesa;
Ø Melhorar seu desempenho em sala.

Atividades/Metodologia:
·        Enviar uma carta aos alunos mostrando o quanto interesso pela aprendizagem deles – segunda-feira;
·        Aguardar até quinta-feira para saber em que eles mais necessitam de atenção;
·        Na sexta-feira, passar o slide – Mudança – de Clarice Lispector, adaptado por Pedro Bial; relacionar as expectativas da turma ( já de posse da professora através dos e-mails enviados) e incentivá-los a escolher o tópico que mais agrada e vai de encontro ao anseio do grupo;
·        Passar trecho de “O carteiro e o Poeta” para finalizar esta aula.

Livro adotado: sites e blogs

Nº de aulas: 01
            
Avaliação: Avalia-se o aluno através da tomada de posição quanto à aceitação e acolhimento da opinião alheia.




           


















Relatório da aula elaborada

     A aula aplicada foi além da expectativa. Os alunos receberam suas cartas em casa, conforme fora planejado. Alguns pais leram  e agradeceram a preocupação. Os alunos teceram elogios, não encontrando argumentos além da mudança que deve surgir em cada um deles.
     Recebi um e-mail muito encantador e que foi de encontro ao esperado. Prefiro anexá-lo na íntegra, pois ele completa este relatório.
     Foi um momento de reflexão enquanto educadora. Percebi que se não fosse professora escolheria esta profissão, pois sou feliz com o que faço. Não sou a melhor, mas procuro dar o meu melhor para conduzir meus alunos. Foi bom saber que professor também tem ego, e o meu estava tão adormecido que já não possuía mais as vaidades da juventude. Esta experiência reacendeu a chama do reconhecimento profissional. E, para dizer a verdade, é muito bom ser reconhecida!

E-mail da aluna:
Professora Juraci,
Tenho me preocupado com você, por notar que não está satisfeita com a nossa produtividade,por isso,pensei em uma solução que poderá estar resolvendo o nosso problema. Por conhecer minha turma, sei quais são as dificuldades e o interesse da classe em geral. Estamos em uma época de tecnologia e como muitos de nós não tem condições financeiras ou dificuldades pessoais, estamos sujeito a ficar parados no tempo por não saber manusear determinadas tecnologias.
Por uma atividade a seu mando que ficou na minha responsabilidade ,que era criar e-mails para meus colegas que não possuíam,notei que essa atividade criou um certo entusiasmo e interesse sobre a turma. Pensei,que poderíamos estar aprimorando os conhecimentos gerais da turma sobre manuseio de um computador para a vida de uma pessoa. Isso seria apenas o necessário,como:
·         Envio de e-mails
·         Leituras de e-mail recebidos
·         Criação de Power Point
·         Manuseio do Word
·         Pesquisas no Google
Com isso você poderia nos dar trabalhos e atividades recebidos todos por e-mail, ou até mesmo em seu próprio Blog Educajura .A entrega de trabalhos a papel seria diminuído, o que poderá melhorar o desempenho dos alunos, pois a causa de muitas atividades não feitas é a preguiça da escrita e a falta de interesse de fazer coisas que fazemos desde o pré escolar, como os deveres em livros e cadermos, o que ainda estaria ajudando o meio ambiente.
Se você achar que  a minha proposta é adequada para a solução do problema , a direção escolar terá que contribuir para o nosso melhoramento, comprometendo com que os computadores estejam em bom estado de funcionamento(pois tive certa dificuldade em te ajudar por esse motivo).
Fico feliz, com a sua preocupação com a minha turma, isso demonstra que você realmente quer o nosso bem, e quer ter uma sociedade boa no futuro em nossa cidade.
No que precisar de mim, estarei sempre a sua disposição.
                                               Com carinho sua aluna,
Alexsandra

E-mail de uma mãe

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de
amor,
De amizades.

Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
de Maria Darismar Duarte Henes Cortes

Leia mais: O valor de ser Educador http://mensagensepoemas.uol.com.br/professores/o-valor-de-ser-educador-6.html#ixzz23cZDsHDi

        Juraci, ao ler a carta que você enviou para o João Artur, e acredito que para todos os outros alunos, pude perceber seu amor pela profissão.
        Obrigada por se preocupar com meu filho, tanto como aluno, tanto como pessoa. Se nossa escola tivesse mais professores como você, eu tenho certeza que não haveria tantos alunos com problemas.
        Conte com meu apoio e minhas orações, para que você não perca nunca este entusiasmo, amor e determinação em fazer de seus alunos cidadãos melhores, para um mundo melhor.
        Mais uma vez muuuiiiitooooooo obrigada! Que Deus te abençoe hoje e sempre!!!

        Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário