PLANO DO PROJETO
1
- IDENTIFICAÇÃO
1.1 – SER – 3ª Barbacena
1.2 – Nome da Escola – E. E. “Zequinha de Paula” e E. E. “São Miguel Arcanjo”
13 – Código da Escola - 016098 e 31319023
1.4 – Nome do Projeto: Olimpíada de Língua Portuguesa e as TICs
1.5 – Nome das Coordenadoras do Projeto – Juraci Guilarducci Chagas
1.1 – SER – 3ª Barbacena
1.2 – Nome da Escola – E. E. “Zequinha de Paula” e E. E. “São Miguel Arcanjo”
13 – Código da Escola - 016098 e 31319023
1.4 – Nome do Projeto: Olimpíada de Língua Portuguesa e as TICs
1.5 – Nome das Coordenadoras do Projeto – Juraci Guilarducci Chagas
Maria de Fátima de Oliveira Guimarães
1.6 – Masp das Coordenadoras : 528.116 -7 e 531.988-4
1.7 – Turmas em foco: 9º ano - única
1.8 _ Turno: 1º
1.9 – Número de alunos:35 e 21
1.10 – Alunos repetentes: 04
1.11 – Alunos novatos: 31
1.6 – Masp das Coordenadoras : 528.116 -7 e 531.988-4
1.7 – Turmas em foco: 9º ano - única
1.8 _ Turno: 1º
1.9 – Número de alunos:35 e 21
1.10 – Alunos repetentes: 04
1.11 – Alunos novatos: 31
2 - DIAGNÓSTICO DAS TURMAS
As turmas são heterogêneas e um dos maiores problemas é a falta de
leitura e dificuldade de interpretação. Apesar de não possuírem o hábito da
leitura ainda assim fica claro que quando a atividade é leitura de romances
eles a realizam com prazer. A maioria não tem o costume de realizar as tarefas
extra-aula. Mesmo sendo numerosos os estudantes são disciplinados e frequentes.
Adoram aulas diversificadas.
3 - JUSTIFICATIVA
Na realidade, toda palavra comporta duas
faces.
Ela é determinada tanto pelo fato de que
procede de alguém
como pelo fato de que se dirige para alguém.
(...)
A palavra é uma espécie de ponte lançada
entre mim e os outros.
Se ela se apoia sobre mim numa extremidade,
na outra apoia-se sobre o meu interlocutor. A palavra é o território comum do
locutor e do interlocutor.Bathin ( 1995:113)
Em pesquisas recentes constatou-se que a leitura e a escrita
se constitui um grande problema da atualidade. Saber ler e escrever é uma
capacidade indispensável para que o indivíduo se integre à sociedade a qual faz
parte. Dessa forma, ao verificar a falta do gosto pela leitura e a falta de
competência pela mesma, resolvemos realizar esse projeto para
aprofundarmos o assunto da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Neste contexto, o blog, considerado como recurso educativo integrado ao processo de aprendizagem, deverá ser um espaço estimulador que favoreça o contato do aluno com diversos gêneros textuais, a fim de aguçar a curiosidade a respeito da leitura e da escrita. O domínio da leitura não só leva a ler bem como também significa a aquisição de um instrumento ligado à vida cultural do leitor.
Neste contexto, o blog, considerado como recurso educativo integrado ao processo de aprendizagem, deverá ser um espaço estimulador que favoreça o contato do aluno com diversos gêneros textuais, a fim de aguçar a curiosidade a respeito da leitura e da escrita. O domínio da leitura não só leva a ler bem como também significa a aquisição de um instrumento ligado à vida cultural do leitor.
Portanto, será desenvolvido este projeto para que os alunos
tenham o primeiro contado com o gênero a ser trabalhado na Olimpíada.
4 - TEMÁTICA
“Nada essencial pode ser ensinado.
Mas tudo tem que ser aprendido” .
Millôr Fernandes
Mas tudo tem que ser aprendido” .
Millôr Fernandes
Olimpíada de Língua Portuguesa e as TICs.
5 - PROBLEMÁTICA
“Quem planta muitas árvores acaba criando raízes”.
Millôr Fernandes
Observa-se que nas turmas do Ensino Fundamental têm um número muito grande de alunos que apresentam defasagem em leitura e escrita.
Diante deste problema é importante que se desenvolva um
trabalho na formação de bons leitores despertando o gosto pela leitura e
consequentemente pela escrita.
6 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“Caminhante, não há caminho,
Se faz caminho ao andar”.
Antonio Machado
Alguns livros serviram de inspiração para a realização deste projeto:
CHARTIER, Roger. A aventura do livro – Do leitor ao navegador.
MANGUEL, Alberto Uma história da leitura.
KLEIMAN, Angela. Texto & leitor – Aspectos cognitivos da leitura.
Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.
Pesquisas no GOOGLE.
Blog: WWW.educajura.blogspot.com.
7 - OBJETIVO GERAL
O esforço para criar o sentido do texto tem sido várias vezes
descrito com um esforço inconsciente na busca
de coerência do texto.
(...) Ora, um dos caminhos que nos ajudam
nessa busca é o engajamento,
a ativação do nosso conhecimento prévio
relevante ao assunto do texto.
Um outro caminho é o estabelecimento de
objetivos
e propósitos claros para a leitura.
Angela Kleiman
Angela Kleiman
Compreender e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de interação com textos literários a partir das tecnologias existentes na escola.
8 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Um bom resumo iniciativo seria um resumo parcial,
que manifesta a compreensão do texto-fonte,
sintaticamente correto,
sem ruptura da cadeia anafórica e com um
título. Mas que, sobretudo,
um resumo desse tipo deve conter elementos
iniciativos.
Koehier et al 1999:137
Koehier et al 1999:137
Ao final do projeto, os alunos serão capazes de:
conhecer a função de um blog;
navegar pelas páginas do blog, voltando sempre que convier;
seguir alguns passos pré-estabelecidos;
compreender e produzir o gênero pesquisado;
saber identificar o gênero lido;
criar
um e-mail;
produzir texto, escrevê-lo no produtor de textos, salvá-lo e enviar por e-mail.
produzir texto, escrevê-lo no produtor de textos, salvá-lo e enviar por e-mail.
9 – METODOLOGIA
“ Para fazer uma frase de dez palavras s
ão necessárias umas cem”.
Millôr Fernandes
Millôr Fernandes
1.1) levar os alunos na sala de informática, orientando-os para ligar o computa-dor e entrar no endereço indicado;
1.2) deixar com que naveguem livremente no blog – de vez em quando fazendo intervenções e orientações;
1.3) orientá-los a clicar no link: “leitura prazerosa” e ler o gênero textual apropri-ado para o ano em curso;
1.4) incentivar a ler o maior número de crônicas discutir com a turma;
1.5) retornar para a sala e propor uma produção de texto em grupo, levando sem-pre em consideração o gênero trabalhado;
1.6) retornar para a sala e criar um e-mail;
1.7) transcrever o texto para o produtor
de texto, salvando-o e enviando por e-mail;
1.8) avaliar as atividades realizadas.
10 – CRONOGRAMA
1.8) avaliar as atividades realizadas.
10 – CRONOGRAMA
Em termos muito gerais, as aulas de
português seriam aulas de:
falar, ouvir, ler e escrever textos em
língua portuguesa,
dentro de uma distribuição e complexidade
gradativas,
atentando o professor para o desenvolvimento
já conseguido
pelos alunos no domínio de cada habilidade.
Irandé Antunes
Irandé Antunes
1.1 – verificar quantos computadores estão disponíveis na escola ;
1.2 – convidar um professor de apoio para a atividade, bem como a supervisora;
1.3 – levar os alunos para o primeiro contato com o blog;
1.4 – conduzi-los à leitura dos textos propostos;
1.5 – produzir o texto conforme o gênero estudado;
1.6 – enviar os texto pó e-mail para apreciação das professoras;
1.7 – avaliação do projeto.
11– EQUIPE DE APOIO
O homem vive a dimensão horizontal. Ou
relacionamento horizontal.
Este relacionamento coloca-o em comunicação
com todos os que o rodeiam:
irmãos, irmãs, amigos, colegas, seus iguais.
Aqui encontra o grande valor da
fraternidade, da colaboração, da união,
do perdão, da paz, da divisão dos bens, da
partilha,
da amizade sincera e frutuosa.
Bernardo Cansi
Bernardo Cansi
Professoras de Português – responsáveis por todo o desenvolvimento do projeto.
Supervisora do Ensino Fundamental – responsável pela supervisão geral do projeto.
Vice- diretor – responsável pela orientação na sala de informática, fotos e apoio e orientação com a turma.
12 – AVALIAÇÃO
Se é função da escola criar condições para que o aluno aprenda
determinados conteúdos e, sobretudo, desenvolver
determinadas habilidades,
ela precisa, o tempo todo e de diversas
formas, avaliar se
está atingindo seus objetivos.
CBC
CBC
Serão
utilizados alguns instrumentos avaliativos, verificando se o aluno:
Mostra-se receptivo a textos que rompem com seu universo de expectativas.
Dispõe-se a trocar impressões com outros leitores acerca dos textos lidos
Mostra-se receptivo a textos que rompem com seu universo de expectativas.
Dispõe-se a trocar impressões com outros leitores acerca dos textos lidos
Valoriza
a leitura em suas diferentes dimensões: informação, conhecimento, fruição.
Posiciona-se ideologicamente frente aos textos que lê.
Escreve com prazer e desenvoltura.
Consegue lidar com as tecnologias atuais.
Posiciona-se ideologicamente frente aos textos que lê.
Escreve com prazer e desenvoltura.
Consegue lidar com as tecnologias atuais.
Escola Estadual “Zequinha de Paula e Gabriela Ribeiro Andrada
Professora Juraci Guilarducci Chagas e Maria de Fátima de Oliveira Guimarães
9º ano / 6º ano
Data: 10/08/2012
Aplicação: 17/08/2012
Aula de Português
Conteúdo: Reflexão sobre a Língua Portuguesa
Eixos a serem trabalhados: Compreensão e produção de textos
Habilidades:
ü Ler textos de diferentes gêneros, considerando o pacto de recepção destes textos;
ü Reconhecer o objetivo comunicativo ( finalidade ou função sócio comunicativa) de um texto ou gênero textual.
Objetivos:
Ø Usar da maneira mais pessoal possível ( a carta) para comunicar com os alunos;
Ø Descobrir seus anseios em relação à Língua Portuguesa;
Ø Melhorar seu desempenho em sala.
Atividades/Metodologia:
· Enviar uma carta aos alunos mostrando o quanto interesso pela aprendizagem deles – segunda-feira;
· Aguardar até quinta-feira para saber em que eles mais necessitam de atenção;
· Na
sexta-feira, passar o slide – Mudança – de Clarice Lispector, adaptado
por Pedro Bial; relacionar as expectativas da turma ( já de posse da
professora através dos e-mails enviados) e incentivá-los a escolher o
tópico que mais agrada e vai de encontro ao anseio do grupo;
· Passar trecho de “O carteiro e o Poeta” para finalizar esta aula.
Livro adotado: sites e blogs
Nº de aulas: 01
Avaliação: Avalia-se o aluno através da tomada de posição quanto à aceitação e acolhimento da opinião alheia.
Relatório da aula elaborada
A aula aplicada foi além da expectativa. Os alunos receberam suas cartas em casa, conforme fora planejado. Alguns pais leram e
agradeceram a preocupação. Os alunos teceram elogios, não encontrando
argumentos além da mudança que deve surgir em cada um deles.
Recebi
um e-mail muito encantador e que foi de encontro ao esperado. Prefiro
anexá-lo na íntegra, pois ele completa este relatório.
Foi
um momento de reflexão enquanto educadora. Percebi que se não fosse
professora escolheria esta profissão, pois sou feliz com o que faço. Não
sou a melhor, mas procuro dar o meu melhor para conduzir meus alunos.
Foi bom saber que professor também tem ego, e o meu estava tão
adormecido que já não possuía mais as vaidades da juventude. Esta
experiência reacendeu a chama do reconhecimento profissional. E, para
dizer a verdade, é muito bom ser reconhecida!
E-mail da aluna:
Professora Juraci,
Tenho me preocupado com você, por notar que não está satisfeita com a nossa produtividade,por isso,pensei em uma solução que poderá estar resolvendo o nosso problema. Por conhecer minha turma, sei quais são as dificuldades e o interesse da classe em geral. Estamos em uma época de tecnologia e como muitos de nós não tem condições financeiras ou dificuldades pessoais, estamos sujeito a ficar parados no tempo por não saber manusear determinadas tecnologias.
Por uma atividade a seu mando que ficou na minha responsabilidade ,que era criar e-mails para meus colegas que não possuíam,notei que essa atividade criou um certo entusiasmo e interesse sobre a turma. Pensei,que poderíamos estar aprimorando os conhecimentos gerais da turma sobre manuseio de um computador para a vida de uma pessoa. Isso seria apenas o necessário,como:
Tenho me preocupado com você, por notar que não está satisfeita com a nossa produtividade,por isso,pensei em uma solução que poderá estar resolvendo o nosso problema. Por conhecer minha turma, sei quais são as dificuldades e o interesse da classe em geral. Estamos em uma época de tecnologia e como muitos de nós não tem condições financeiras ou dificuldades pessoais, estamos sujeito a ficar parados no tempo por não saber manusear determinadas tecnologias.
Por uma atividade a seu mando que ficou na minha responsabilidade ,que era criar e-mails para meus colegas que não possuíam,notei que essa atividade criou um certo entusiasmo e interesse sobre a turma. Pensei,que poderíamos estar aprimorando os conhecimentos gerais da turma sobre manuseio de um computador para a vida de uma pessoa. Isso seria apenas o necessário,como:
· Envio de e-mails
· Leituras de e-mail recebidos
· Criação de Power Point
· Manuseio do Word
· Pesquisas no Google
Com
isso você poderia nos dar trabalhos e atividades recebidos todos por
e-mail, ou até mesmo em seu próprio Blog Educajura .A entrega de
trabalhos a papel seria diminuído, o que poderá melhorar o desempenho
dos alunos, pois a causa de muitas atividades não feitas é a preguiça da
escrita e a falta de interesse de fazer coisas que fazemos desde o pré
escolar, como os deveres em livros e cadermos, o que ainda estaria
ajudando o meio ambiente.
Se você achar que a minha proposta é adequada para a solução do problema , a direção escolar terá que contribuir para o nosso melhoramento, comprometendo com que os computadores estejam em bom estado de funcionamento(pois tive certa dificuldade em te ajudar por esse motivo).
Fico feliz, com a sua preocupação com a minha turma, isso demonstra que você realmente quer o nosso bem, e quer ter uma sociedade boa no futuro em nossa cidade.
No que precisar de mim, estarei sempre a sua disposição.
Se você achar que a minha proposta é adequada para a solução do problema , a direção escolar terá que contribuir para o nosso melhoramento, comprometendo com que os computadores estejam em bom estado de funcionamento(pois tive certa dificuldade em te ajudar por esse motivo).
Fico feliz, com a sua preocupação com a minha turma, isso demonstra que você realmente quer o nosso bem, e quer ter uma sociedade boa no futuro em nossa cidade.
No que precisar de mim, estarei sempre a sua disposição.
Com carinho sua aluna,
Alexsandra
E-mail de uma mãe
Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
de Maria Darismar Duarte Henes Cortes
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
de Maria Darismar Duarte Henes Cortes


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