Plano de Projeto Tecnologia


Escola Estadual “Zequinha de Paula”
Autora: Professora Juraci Guilarducci Chagas

Ensino Fundamental II – 9º ano
Santa Rita de Ibitipoca - MG
Projeto Gêneros Textuais e as tecnologias

O que os alunos poderão aprender com esta aula?
  • Identificar os gêneros textuais usados no dia a dia, explorando suas características;  
  • Conhecer a estrutura e as finalidades dos diversos gêneros textuais em estudo;
  • Produzir  textos de diferentes gêneros;
  • Compreender os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e autonomamente;
  • Perceber que a leitura se faz também com recursos tecnológicos;
  • Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção e socialização de conhecimentos.

Duração das atividades

As atividades serão desenvolvidas utilizando 22 a 25 aulas de 50 minutos.



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Exploração das habilidades básicas de leitura e escrita levando à produção de gêneros  textuais diversificados e uso do recurso tecnológico através da digitação.



Estratégias e recursos da aula


ATIVIDADE 1: Leitura do livro por capítulo: O Tesouro do Rei - Ângelo Machado.
Objetivos: Reconhecer texto e leitor como criadores de significado, intertextualizando com Ciências, História e Geografia.
Inicialmente, a turma será dividida em grupos de três alunos para a realização da leitura.
A cada capítulo lido o aluno será convidado a produzir um ou mais gêneros textuais .


ATIVIDADE 2:PESQUISA E APLICAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: Analisar, classificar, produzir  diferentes gêneros textuais



2.1-   Análise e produção dos gêneros textuais


1ª aula - Relato de viagens

     Explicar aos alunos que o gênero "Relatos de viagem" registra acontecimentos de viagem para que depois sirva de recordação. Também narra os sentimentos e pensamentos de quem viaja. Inclue detalhes sobre o que aconteceu para que o texto fique interessante. Para tanto, oriente-se pelas questões a seguir:
O que aconteceu antes do evento que você vai relatar? Qual é a ligação desse acontecimento com o do relato? Como estava o dia: ensolarado, chuvoso, quente, frio? Como você estava se sentindo nesse dia? O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Como era o lugar? Por que esse acontecimento é especial? Você aprendeu alguma coisa com o que aconteceu? Sua vida ficou diferente depois do acontecido? Como?  Você gostaria que isso voltasse a acontecer? Da mesma forma ou de forma diferente?
     Sugerir que leiam relatos da Família Achurmann.
FAMILIA SCHURMANN



Atividade
Escreva um relato de viagem contando sobre a viagem que Eduardo fez à fazenda. Pode ser fictício.

2ª aula - Acróstico

     Explicar que acróstico é um gênero de composição, geralmente em verso, que consiste em formar uma palavra na vertical com as letras iniciais, medianas ou finais de cada verso, gerando um nome próprio ou uma sequência significativa. Veja um exemplo:

Atividade
Crie um acróstico resumindo o primeiro capítulo do livro: O Tesouro do Rei.

3ª aula - História ilustrada

     Esclarecer aos que uma história ilustrada é composta por palavras ( verbal) e desenhos ( não verbal).
Atividade
 2) Agora é a sua vez! Crie um poema em código de acordo com o capítulo em estudo do livro: O Tesouro de Rei.


4ª aula - Bilhete
               Chamar a atenção dos alunos para este gênero; pois apesar do bilhete ser uma forma de comunicação da língua escrita bastante simples , breve;  de forma clara e objetiva; ainda existe dificuldade para identificar emissor e receptor.
              Mostrar que há no bilhete três elementos básicos:

a)        o nome da pessoa a quem se envia ( destinatário); 

b)       a mensagem transmitida ( assunto);

c)        o nome da pessoa que escreve o bilhete ( remetente).
Veja o exemplo do bilhete abaixo:

     26/12
    Tiago,

     Gostaria de saber se você poderia emprestar o nono volume de sua Enciclopédia, para eu fazer uma pesquisa sobre os animais.
     Te devolvo, assim que terminar.
     Obrigada e um abraço,

     Aline

Atividade
Redija o seguinte bilhete:
Peça a ao pai de Eduardo uma bola para o campeonato na fazenda

5ª aula - Paródia
            Os alunos adoram músicas e sabem muito bemadaptá-las. Mostrar que na Língua Portuguesa isto tem nome, é conhecida como paródia,Ela tem como elemento principal, na maioria das vezes, a comédia, ou seja, a partir da estrutura de um poema, música, filme, obras de arte ou qualquer gênero que tenha um enredo que possa ser modificado. Mantém-se o esqueleto, isto é, características que remetam à produção original, como por exemplo o ritmo – no caso de canções – mas modifica-se o sentido. Com cunho, em muitos casos, cômico, provocativo e/ou retratação de algum tema que esteja em alta no contexto abordado (Brasil, mundo, política, esporte, entre outros). Observe:


Todos nós já escutamos e cantamos a música “O cravo brigou com a rosa”.
1) Vamos trocar os personagens o CRAVO e a ROSA da música por outros? Por exemplo, o cão e o gato, a raposa e o coelho, o leão e a leoa, o rato e a rata, etc.



        Veja um exemplo:

O sapo brigou com a sapa                   
Debaixo de uma pedra.        
O sapo saiu zangado
E a sapa muito magoada.


O sapo ficou tristonho,
            A sapa, arrependida.
O sapo pediu desculpa 
      A sapa pôs-se a sorrir.

 Atividade
  Agora é a sua vez. Com uma música de sua preferência, faça algumas modificações e fale sobre o capítulo em estudo



6ª aula - Fábula
                Deste nossa infância somos rodeados por fábulas, mas muitas vezes o aluno não percebeu que há características próprias deste gênero. Explicar que a fábula é uma pequena história que comunica, em seu final, um ensinamento ou lição de moral. Na fábula antiga, as personagens eram, geralmente, animais.
               Podemos distinguir na fábula duas partes:
a)        a história, isto é, o que acontece;
b)       o significado da história, isto é, o que o autor pretende transmitir. Essa parte, que era sempre no fim da fábula, é denominada moral.
O Leão e o Homem
     O Homem e o Leão discutiam sobre qual dos dois eramais valente. O Homem, para provar que tinha razão, levou-o até a uma praça onde havia uma escultura de um homem estrangulando um leão e mostrou-lhe. O Leão, rindo, disse:
     - Se os leões soubessem esculpir haveriam muito mais representações de leões estraçalhando homens

Atividade
1) Invente uma fábula com os animais presentes no capítulo em estudo. Para enriquecer seu texto você deve:
a) inventar um lugar onde eles estão;
b) dar nome às personagens;
c) modificar a história como quiser; 
d) dar um título interessante e a moral da sua fábula.

7ª aula - Convite
               Lembrar aos alunos que trata-se um texto epistolar que envia a alguém para convidá-lo a participar de algum evento. Nele não pode faltar: dia, local, hora , o acontecimento e o nome do receptor e emissor.
Como é um teto de muita circulação, não há dúvidas ao produzi-lo, mas é sempre bom levar à sala de aula um exemplo..






Atividade:

Você deve enviar um convite a  Eduardo a fim de chamá-lo a assistir ao jogo no domingo.










      
 8ª aula - Entrevista
                  Os adolescentes adoram revitas teens e nelas há muitas entrevistas. Esclarecer que entrevista é uma conversa na qual uma pessoa quer saber da outra alguma informação ou opinião.  
                  A pessoa que pergunta chama-se entrevistador; a pessoa que responde chama-se entrevistado. 
               Ao escrever um texto, você pode ser ao mesmo tempo o entrevistador e o entrevistado.                
                 Observe as seguintes recomendações ao fazer uma entrevista: 
    a)       marque-a com antecedência; 
    b)      informe o entrevistado sobre o tema e a duração do encontro;
                c)      anote e, de preferência, também grave a entrevista;
                d)      vista-se convenientemente;
                e)      faça perguntas breves e diretas;
                f)       identifique contradições sem agredir;
                g)      insista caso o entrevistador se recuse a responder a alguma pergunta.

 “Web Rádio CBZ” tem estreia com entrevista de Ângelo Machado, neuroanatomista, especialista em libélulas e premiado escritor de livros infantis ( autor do livro em estudo: O Tesouro do Rei). Ouça agora mesmo!http://cbznabahia2012.wordpress.com/2012/02/07/web-radio-cbz-tem-estreia-com-entrevista-de-angelo-machado-neuroanatomista-especialista-em-libelulas-e-premiado-escritor-de-livros-infantis-ouca-agora-mesmo/

Proposta
Faça uma entrevista ao velho índio sobre seu ódio pelo homem branco.

 9ª aula- Crônica
            A crônica, apesar de ser um tipo de texto que conta um acontecimento  da vida de todos os dias e muito atual e importante que pode ser lido em jornais, revistas e livros, ainda é pouco conhecida e dominada pelos alunos. Como eles estão vivenciando as Olimpíadas de Língua Portuguesa ficará mais tranquilo desenvolver esta produção, uma vez que as oficinas ajudam a dominar este gênero. 
              Pedir os alunos para lerem a crônica O Homem Nu no endereço indicado, além das crônicas do livro didático e da coletânea das Olimpíadas. http://pensador.uol.com.br/cronicas_de_fernando_sabino/
 Sugestão de trabalho              
           Faça uma crônica, observando os passos já estudados, sobre o capítulo lido.

10ª  aula - Lenda 
     Os alunos estão sempre em contato com as lendas durannte o mês de agosto. Sabem que se trata de uma narrativa  de  acontecimentos  fantásticos;   tradição  popular;   história fabulosa, imaginosa. Para recordar este gênero sugerimos a leitura da lenda a seguir:

A Lenda do Saci – Pererê

                Os índios contavam que o Saci – Pererê é um moleque bem pretinho, de uma perna só. Ele usa um gorro vermelho, vive com um cachimbo na boca.
                O Saci é muito levado: assobia no escuro para fazer medo nos meninos, esconde as coisas na hora que a pessoa mais precisa, trança as caudas e as crinas dos cavalos, faz ovos gorarem, isto é, não darem pintos, apaga o fogo, faz o leite desandar, isto é, azedar, joga terra no feijão que está cozinhando, troca a pimenta de lugar...
                Dizem que o Saci é levado, mas não faz maldades, só brincadeiras.


Sugestão de trabalho
                Construa uma lenda justificando o surgimento da tribo Araxá.

11ª  aula - Notícia

                Levar aos alunos  jornais para lerem  notícias variadas. Fazê-los  perceber que se trata de relato de fatos ou acontecimentos atuais de interesse da comunidade. Sua finalidade é informar. Não há opinião do jornalista a respeito do fato noticiado.
                Mostrar que uma notícia deve ter:
œ   o que aconteceu;
œ   com quem aconteceu;
œ   onde aconteceu;
œ   quando aconteceu;
œ   como aconteceu;
œ   por que aconteceu.
Veja:
MEC divulga dados da última edição do Ideb
Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no país. Se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fosse uma prova, poderia se dizer que finalmente o país ficou “na média”. É o que apontam os números de 2011: em uma escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do ensino fundamental é 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC).
O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1.° ao 5.º ano), anos finais do ensino fundamental (6.º ao 9.º ano) e ensino médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

Sugestão de trabalho
Elaborar uma notícia sobre o desaparecimento das crianças na mata.

 12ª aula - Poesia


Um gênero que encanta e que  os alunos dominam é a poesia. Lembrar que a rima não é elemento essencial em uma poesia, apesar de embelezá-la. Nela não pode faltar: verso e estrofe.
Levar um exemplo encantador e simples
                Poesia –As meninas

                Arabela
abria a janela.

Carolina
erguia a cortina.

E Maria
olhava e sorria:
“ Bom dia!”

Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
“ Bom dia!”


Pensamos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamava Carolina.

Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
“Bom dia!”
                                                                Proposta de redação
 Como Cecília Meireles, você também deve brincar com as palavras e resumir o capítulo estudado em forma de poesia.

13ª aula - Diário

               Falar com os alunos que  vivemos rodeados por pessoas com as quais mantemos diferentes tipos de relacionamento.
               Essa mudança de relacionamento provoca reações as mais diversas. Nem sempre as coisas acontecem como se espera.
               Então você fica triste, alegre, pensativo, revoltado, nervoso...
               Para que tudo que se passa dentro de você seja sentido e pensado com intensidade, é interessante registrar. E uma das formas de registro do seu mundo interior é o diário.
               O diário constitui, na verdade,  uma conversa que o autor mantém consigo mesmo.
              Veja um bom exemplo:

6 de janeiro

               Não posso acreditar! Encontrei meu velho diário no fundo da gaveta. Desta vez não foi a professora quem me mandou escrever. Eu mesma tive vontade, achei que seria uma boa comparar o que fui ontem com o que sou hoje. Eu cresci. Fiquei muito mais esperta. E, no ano que vem, quero ver o que vou pensar a meu respeito, durante este ano. Como tenho descoberto coisas! Como a vida é misteriosa e esquisita! E olhe lá que não completei quinze anos. O que será que o futuro vai me trazer?
                                               ( Ganymédes José)

Proposta

Registre fatos ou reações que tenham provocado em Eduardo uma determinada reflexão ou emoção, neste capítulo.
Não é preciso que conte tudo o que aconteceu. É importante principalmente que você conte o que ele pensou e sentiu.

14ª aula - Anedota
        Quem não gosta de ouvir e contar anedotas. Levar  para a sala várias anedotas e deixar com que os alunos contem uns para os outros. Explicar que  -e um texto engraçado que enfoca o dia a dia de maneira divertida. A professora escolhe uma para contar aos alunos

A história do jacaré
                Tinha aquela do sujeito que foi ao médico e disse que tinha um jacaré debaixo da cama dele, de forma que ele não dormia de jeito nenhum. Aí o médico deu uns comprimidos pra dormir. Dias depois ele voltou ao médico.
                - Como é? Agora, tá dormindo?
                - Dormindo eu estou, doutor. Mas o jacaré continua lá embaixo da cama.
                - Tá bem, meu filho. Tá bem. Mas vamos dobrar a receita. Beba também este remedinho aqui, antes de dormir, e pode ir pro seu quarto direitinho que o jacaré não vai te fazer nada viu! Daqui a uma semana você volta.
                E passou-se a semana, e mais outra, e o cliente não voltou. Aí o médico resolveu telefonar pra casa dele.
                - Cadê o Alcebíades? (ah, sim, o cliente se chamava Alcebíades.)
                E responderam de lá:
                - Ah, doutor, o senhor não soube, não? Jacaré comeu ele.
Ziraldo)
   

Proposta:
Resuma o capítulo lido em forma de anedota



15ª aula - Receita

Conversar com os alunos sobre um texto onde não se pode faltar os ingredientes e o modo de preparo. Trata-se da Receita.  Por ser um texto instrucional a receita deve ter os verbos no imperativo. Aproveitar a ocasião para mostrar que estes verbos mandam ou fazem pedidos,
Veja um modelo
Bolo Cremoso de Tapioca
Ingredientes
·         1 litro de leite
·         1 litro de água
·         500 g de TAPIOCA YOKI
·         3 ovos
·         1 xícara (chá) de farinha de trigo
·         1 xícara (chá) de açúcar
·         1 colher (café) de SAL MOÍDO IODADO
·         1 colher (sopa) de ERVA DOCE KITANO
·         100 g de margarina amolecida
·          
Modo de preparo
1.        Ferva o leite com a água e despeje sobre a TAPIOCA. Mexa para que aos poucos a TAPIOCA hidrate sem grudar, e aguarde 2 horas.
Bata os ovos com a farinha de trigo e o açúcar e o SAL MOÍDO IODADO. Acrescente a ERVA DOCE,a margarina e a TAPIOCA .
Unte uma fôrma com 28 cm de diâmetro com margarina e polvilhe com farinha de trigo.
Despeje a massa e asse em forno médio, pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Proposta
Crie uma receita para o índio e o branco viverem em harmonia.

 16ª aula - Bula

      Explicar que a bula é um texto que contém vários tópicos ( fórmula, indicação,  efeitos  colaterais, posologia, etc.) para   que  o  consumidor  saiba  informações  precisas  sobre  o produto em uso.  Convidá-los a visitar o site: http://www.bulas.med.br/?C=A&V=66466F6C64657249443D3832 e ler as variedades de bula lá encontradas.

Produção Textual

            Produzir uma bula de um medicamento capaz de eliminar o preconceito entre brancos e índios. Seja criativo(a)!

            Atenção: A professora deverá ler alguns exemplos deste tipo de bula “ fantasiosa”. O importante aqui é o menino saber usar as instruções. O professor de Ciências terá parte importante na realização deste tipo de texto, pois os alunos  deverão compreendê-lo bem antes que a professora solicite a produção.

 17ª aula - Biografia 
      
      Informar que biografia é um tipo de texto que nos permite conhecer melhor a vida de alguém. Dar o significado desta palavra para que possam memorizar melhor este gênero: Bio significa vida e grafia, escrita. 

Proposta
A partir da biografia do cantor Daniel, crie uma suposta biografia para o velho índio.

18ª aula - Meteorologista
Este tipo de texto é complexo para os alunos. Mostrar que seu objetivo é informar como está o clima em cada região. Para aprofundar e conhecer melhor a assunto é bom que acessem: http://www.climatempo.com.br/mapas/558/mapa-interativo/. Levar para a sala o mapa abaixo:

Proposta
Cole o mapa / clima que será distribuído a todos. Relate, através de um pequeno texto sobre a região onde fica a fazenda Muriqui.
·         Localize no mapa onde fica Muriqui. O que o texto informa sobre a capital onde situa a fazenda?
·         Qual a capital que está mais distante da fazenda?
·         Quais capitais fazem divisa com a fazenda Muriqui?


19ª aula - Charge
      Levar algumas charges para a sala e explicar que  é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Veja o exemplo:

Atividade
Crie uma Charge sobre o capítulo lido.

20 ªaula - Gráfico

      Explicar que gráfico é a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos.   Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares. Os principais elementos são: números, título, fonte, nota e chamada.
     Veja o boletim epitemiológico:



Proposta
Criar, junto com os alunos, um gráfico informando quantas pessoas gostaram do livro “ O Tesouro do Rei” , quantas não gostaram e quantas acharam mais ou menos.


 
ATIVIDADE 3- Digitar os textos produzidos no Editor de texto disponível na escola, salvar e criar pasta.

Objetivos: Aprender a editar textos e salvá-lo em pastas particulares.


ATIVIDADE 4 - Criar ebook.

Assistir ao vídeo do Youtube: Como criar um ebook, através do endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=Knpt2tGfrRI. e fazer a leitura do tutorial atentamente. Este será distribuído pela professora.



 Usar os textos produzidos para a criação do ebook.

No endereço www.myebook.com pode-se criar facilamente um ebook. Veja o publicado em www.educajura.blogspot.com - página: nossos  livros

Dar nomes a cada  ebook e solicitar que postem no blog: WWW.computajura.blogspot.com.

As atividades 3 e 4 necessitarão de 5 aulas.



Recursos Complementares 
Os alunos deverão consultar  o Google e  a coleção do livro didático adotado: Português A Arte da Palavra de Gabriela Rodella, Flávio Nigro e João Campos para  ampliar seus conhecimentos  sobre os gêneros estudos;

Avaliação
Os alunos serão avaliados:
·        na produção dos gêneros textuais variados;
·        em pesquisas realizadas no Google;
·        na digitação no editor de textos;
·        na produção de seu ebook;
·        ao  demonstrar clareza no uso dos softwares utilizados e na leitura do turorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário